Antonieta de Barros foi a primeira mulher eleita deputada estadual em Santa Catarina.
Professora, foi a primeira mulher negra eleita no Brasil, na primeira metade do século 20, e primeira mulher a exercer a presidência de uma uma sessão em uma casa legislativa no Brasil. Hoje, Antonieta é também reconhecida Heroína Nacional. Nosso mandato tem uma história de atuação em prol da memória e dos ideias de Antonieta de Barros.
No dia 28 de março de 2023, data que marcou 71 anos da morte de Antonieta de Barros, promovemos um evento no hall da Alesc, juntos da deputada Luciane Carminatti (PT). A Alesc aprovou uma moção de aplauso, proposta pelo nosso mandato, para esse marcante nome da história. A homenagem foi entregue para a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros e para a família da deputada, guardiãs de tão importante memória.
A partir de 2023, o busto de Antonieta de Barros, por nossa solicitação, passou a estar presente no hall da Assembleia Legislativa. Em 2024, solicitei para que o busto esteja no hall de forma permanente. Solicitei também para que uma pintura, com o retrato de Antonieta, passe a compor a galeria de ex-presidentes da casa, em lugar de destaque, como presidente emérita.
Em junho do mesmo ano, doamos ao Centro de Memória da Alesc, um exemplar do livro “Farrapos de ideias”, com dedicatória da irmã da autora, Leonor de Barros. O Centro de Memória é especializado em restauro.
Em julho organizamos uma programação celebrando o aniversário de nascimento de antonieta com uma sessão especial, às 19h, no Plenário, e com a abertura de duas exposições: "Há de Antonieta", na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, trazia o livro que entregamos restaurado; e "Antonietas", no espaço Cruz e Sousa, trouxe 22 telas de mulheres representativas do movimento negro no Estado. Também organizamos uma sessão especial da Assembleia Legislativa.
Neste ano, lançamos um edital para seleção e aquisição de obras alusivas à figura da deputada Antonieta de Barros. Esta é a primeira vez que o parlamento catarinense promove um edital nesse formato, reforçando a transparência e o engajamento com a comunidade. A ideia do concurso é valorizar os ideais de Antonieta, com trabalhos que abordem questões de educação, política e direito das mulheres como forma de homenagear essa figura.
Muito nos honra estar trabalhando para ampliar a visibilidade do legado de Antonieta.
Seguimos!
Comments