Pular para o conteúdo

Quem é o Marquito

Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas - formado pela UFSC.

Antes de tornar-se parlamentar, Marquito já era um ativista pelas causas que trabalha hoje.

Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, vice-coordenador do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e Conselheiro da Associação Slow Food Brasil.

Também atuou durante muitos anos no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), tendo sido co-criador do projeto Revolução dos Baldinhos, com foco em compostagem e agricultura urbana.

Marquito de paletó bege olhando levemente para seu lado esquerdo e sorrindo

Trajetória Política

Está em seu primeiro mandato como Deputado Estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social.

Foi vereador de Florianópolis por seis anos (2016-2021), construindo o Mandato Agroecológico. É autor das leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza.

Essa última lei virou uma referência internacional e, em 2022, foi apresentada pelo Marquito na ONU em 2022.

Nas últimas eleições municipais, concorreu a prefeito de Florianópolis pelo Psol e obteve o segundo lugar, com 22,23% dos votos, consolidando-se como uma liderança política em Santa Catarina.

  • 2016 Segundo vereador mais votado
  • 2020 Primeiro vereador mais votado
  • 2022 Eleito Deputado Estadual com 40.329 votos
  • 2024 Segundo lugar na candidatura a Prefeito, com 22,5% dos votos

Minibio

Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022. Nas últimas eleições municipais, concorreu pelo PSOL pela primeira vez ao cargo de prefeito de Florianópolis. Ficou em segundo lugar na disputa, com 22,5 % dos votos.

Faça parte da nossa comunidade, preencha seus dados e lute junto com Marquito por Ecologia e Justiça Social!

Preenchendo o formulário acima, você aceita nossa política de privacidade.

Muito obrigado!

A sua participação é muito importante para essa luta. Compartilhe com seus amigos para alcançarmos mais gente!