Saneamento
Projetos de lei aprovados
-
LEI ORDINÁRIA Nº 10501/2019 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da reciclagem de resíduos sólidos orgânicos no município de Florianópolis.
-
PEL/00089/2018 - Altera o Art. 133 da Lei Orgânica do Município de Florianópolis para incorporar Titularidade de Direito para a Natureza, em consonância com a Plataforma "Harmony Of Nature", aprovada pela 71° Sessão da Assembleia Geral da ONU.
-
LEI MUNICIPAL Nº 18378/2022 - Declara de Utilidade Pública o Associação Revolução dos Baldinhos.
-
LEI ESTADUAL Nº 19.247, DE 22 DE JANEIRO DE 2025 - Institui o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica e altera o Anexo Único da Lei Nº 18.531, de 2022, que "Consolida as leis que instituem datas e eventos alusivos no âmbito do Estado de Santa Catarina e estabelece o Calendário Oficial do Estado" para incluir referida data alusiva no Calendário Oficial do Estado de Santa Catarina e dá outras providências.
Projetos de lei em tramitação
-
PL./0020/2024 - Institui a Política de Saneamento Ecológico Rural e pequenas coletividades no Estado de Santa Catarina e dá outras providências.
-
[EM CONSTRUÇÃO] Cidades resilientes - adaptação e mitigação climática - Dispõe sobre medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas no âmbito estadual e institui o Plano Estadual de Ação Climática, em consonância com o Plano Nacional sobre Mudança do Clima e a Política Nacional de Mudança do Clima
-
[EM CONSTRUÇÃO] Proteção de áreas úmidas - Institui o Programa de Redução de Riscos em áreas suscetíveis à inundação por meio da regulamentação do uso e ocupação de Áreas Úmidas (AUs)
-
PL./0013/2025 - Dispõe sobre a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle de enchentes e alagamentos e dá outras providências
-
PL./0044/2024 - Veda a utilização de caminhão compactador na coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis.
-
[ARQUIVADO] PL./0423/2023 - Estabelece regras e mecanismos de transição justa à substituição dos plásticos de uso único por alternativas reutilizáveis ou compostáveis por meio da economia circular
-
PL./0084/2024 - Altera o art. 260 da Lei nº 14.675, de 2009, que "Institui o Código Estadual de Meio Ambiente e estabelece outras providências", para vedar a utilização de caminhões compactadores na coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis e adequar nomenclatura à Política Nacional de Resíduos Sólidos
-
PL./0011/2024 - Estabelece procedimentos a serem adotados em casos de incidentes com Produtos Perigosos e Resíduos Sólidos Classe I no modal de transporte rodoviário no Estado de Santa Catarina
-
PL./0153/2023 - Dispõe sobre a Política de Gestão dos Resíduos Sólidos Orgânicos, incentiva à compostagem no Estado de Santa Catarina e dá outras providências.
-
PL./0484/2023 - Dispõe sobre o fornecimento de água potável gratuitamente em espaços de grande circulação e estabelecimentos de uso público e dá outras providências.
Comissões que Marquito participa ligadas à temática
-
Comissão de Pesca e Aquicultura
-
Comissão Direitos Humanos e Família
-
Comissão Assuntos Municipais
-
Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Frentes parlamentares que Marquito participa ligadas à temática
-
Reciclagem
Campanhas (mobilizações e afins)
Conteúdos Extras
O Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2021, prevê universalizar o acesso até 2033, garantindo 99% de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto. O saneamento vai além da água e esgoto, abrangendo limpeza urbana, controle de vetores e saúde preventiva. A falta de infraestrutura adequada gera doenças como diarreia, cólera, hepatite A e aumenta a mortalidade infantil. Cada R$ 1 investido em saneamento pode economizar até R$ 8 em gastos com saúde. Hoje, o Brasil tem 83% de cobertura de água e apenas 53% de esgotamento sanitário, com grandes desigualdades regionais.
fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/investimento-em-saneamento-basico-retorna-em-beneficios-a-saud
Cursos e Formações
-
Formação em Saneamento Ecológico
É possível universalizar o saneamento em Florianópolis e ao mesmo tempo preservar nossos mananciais? Essa série de formações de Saneamento Ecológico, juntas do Seminário realizado no Mês do Ambiente, aborda, as possíveis soluções para as iminentes crises hídricas e sanitárias em nossa cidade, propondo sistemas de tratamentos descentralizados de efluentes e olhando para o saneamento não como despesa, mas como RECURSO.